terça-feira, 14 de junho de 2016

BONECAS QUERIDAS, PARTE DE NOSSAS VIDAS!

BOM DIA, CARAS COLEGAS!
POR AQUI, FRIO E UM "SOL DE PERNAS" A BRILHAR LÁ FORA.
TROUXE HOJE UMA POSTAGEM BEM INTERESSANTE PRA VOCÊS LEREM E SE IDENTIFICAREM EM ALGUM MOMENTO DE SUAS VIDAS.
ALGUNS DOS MATERIAIS AQUI MOSTRADOS, DÃO CARACTERÍSTICAS PECULIARES ÀS BONECAS, CRIANDO UM ESTILO ÚNICO E TODO PARTICULAR.
COM VOCÊS, OS DIFERENTE TIPOS DE BONECAS EXISTENTES...


BONECAS DE PANO:
BONECA DE PANO
MUITAS BONECAS DE PANO TEM OS ROSTOS DE PANO ACHATADOS E COM TRAÇOS PINTADOS, ROUPAS FEITAS À MÃO E PERUCAS FEITAS DE FIOS. OS EXEMPLOS MAIS CONHECIDOS SÃO AS BONECAS DE COLEÇÃO RAGGEDY ANN E ANDY.

BONECAS DE PLÁSTICO DURO: SÃO FEITAS DE PLÁSTICO DURO PINTADO COM O TOM DA PELE E TENDEM A TER TRAÇOS NÍTIDOS, MAIS DEFINIDOS. ERAM MUITO POPULARES ENTRE 1940 E 1950.

BONECAS DE METAL: PODEM SER INTEIRAMENTE DE METAL, COMO PRATA, ESTANHO E BRONZE, OU TER SOMENTE A CABEÇA DE METAL. OS ESTADOS UNIDOS E A ALEMANHA PRODUZIRAM A MAIOR PARTE DAS BONECAS DE METAL, COMEÇANDO EM MEADOS DA DÉCADA DE 1800.

BONECAS DE PORCELANA: AS BONECAS DE PORCELANA MAIS FINAS SÃO FEITAS PELA QUEIMA DE ARGILA PURA E A TRANSLUCIDEZ DO MATERIAL TORNA-AS MAIS ELEGANTES.

BONECAS DE VINIL: A MAIOR PARTE DAS BONECAS PRODUZIDAS EM GRANDE ESCALA ATUALMENTE SÃO FEITAS DE VINIL, UM PLÁSTICO MACIO.



BONECA DE PAPEL
BONECAS DE MADEIRA: REMOTAM AOS TEMPOS PRIMITIVOS; ALGUMAS SÃO PEÇAS DE ARTE POPULAR, ALTAMENTE ESCULPIDAS, EM TÍLIA AMERICANA OU EUROPÉIA.

BONECAS DE PAPEL: CARACTERIZAM-SE POR SEREM FIGURAS DE PAPEL QUE SÃO RECORTADAS, COM ROUPAS E ACESSÓRIOS CORTADOS SEPARADAMENTE.

BONECAS DE PAPEL MACHÊ: SÃO FEITAS DE UMA MISTURA DE PAPEL RASGADO OU ESMIGALHADO, COLA E ÁGUA GANHANDO ASSIM DUREZA E RESISTÊNCIA, O QUE CONFERE GRANDE DURABILIDADE AO MATERIAL.


BONECAS DE BISCUIT: SÃO FEITAS DE PORCELANA BRANCA E FOSCA, DUAS VEZES COZIDAS, E QUE NA COR E NO ASPECTO IMITAM O MÁRMORE BRANCO. SÃO BASTANTE COMUNS EM ARRANJOS NATALINOS.

BONECAS DE COMPOSIÇÃO: SÃO FEITAS DE UMA MISTURA DE VÁRIOS COMPONENTES, COMO SERRAGEM, PAPEL, COLA E GESSO DE PARIS. EXEMPLOS DE BONECAS DE COMPOSIÇÃO SÃO AS BONECAS TINY BETTY, LITTLE BETTY, BETTY, WENDY ANN E PRINCESS ELIZABETH, QUE SÃO BONECAS DE COLEÇÃO.


FONTE: WIKIPÉDIA

totalgifs.com barrinhas gif gif barraflorh.gif

"QUANDO CRIANÇA, MINHA BONECA FAVORITA ERA FEITA COM UMA TAQUARA DE BAMBU. SEMPRE QUE ÍAMOS EM FÉRIAS PRA MINHA TERRA (ELÓI MENDES/MG), QUANDO CHEGÁVAMOS NA CASA DE MINHA BISAVÓ, EU ESCOLHIA UMA PEÇA BEM BONITA E COM CANETA ESFEROGRÁFICA, DESENHAVA O ROSTINHO, COM TRAPINHOS DE TECIDO FAZIA AS ROUPAS. OS CABELOS DA BONECA, EU FAZIA COM FITAS CASSETE ARREBENTADAS QUE MEU TIO-AVÔ ME DAVA. ERA SUPER DIVERTIDO!" (Dona GAM)

totalgifs.com barrinhas gif gif barraflorh.gif

CERTAMENTE MUITA GENTE JÁ BRINCOU COM ALGUMAS DESSAS BONECAS, ANTIGAS OU NÃO. AINDA HOJE, SÃO COMPANHEIRAS QUE MERECEM NOSSO CARINHO E ATENÇÃO, SEM DÚVIDA.

E VOCÊS? QUAIS FORAM SUAS BONECAS FAVORITAS? CONTEM-ME!
ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DESTA POSTAGEM CURIOSA. ATÉ MAIS, PESSOAL!!!


16 comentários:

  1. Gostei da postagem faz as pessoas lembrar de sua infância e os tipos de boneca q tinha antigamente.Eu acho linda as bonecas de pano agora faço pra minha filha mais nova ela adora boneca,aquelas bonecas russas de tecido são lindas ainda quero fazer.

    ResponderExcluir
  2. Olá, GAM. Delícia de postagem! Acho que os materiais variam, mas os sentimentos que as bonecas inspiram se parecem em diferentes épocas e culturas.
    Tive de plástico, de pano e de corda( confeccionadas por minha mãe), de vinil, de biscuit e até de cimento, que são as que fazemos pra jardim. Mas todas têm história pra contar...rsrs...ainda bem que não falam!!! Por isso ocupam um cantinho especial em casa e no meu coração. Bjs.

    ResponderExcluir
  3. era apaixonada por bonecas de papel..
    trocava de roupas e sapatos e usava chapéu se quisesse...
    :o)

    ResponderExcluir
  4. Oi querida. Que belas curiosidades sobre o mundo das bonecas. Vou lhe contar uma a meu respeito: no meu primeiro Natal, quando completava apenas 7 meses de vida, ganhei uma boneca e um boneco de fabricação da Estrela. Eu os tenha até hoje, em perfeito estado. E olha que isto faz é tempo .... rsrsrsr.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Gam
    Amei as curiosidades por aqui.
    Muito legais!
    Obrigada por brincar junto, viu?
    Quer brincar novamente? Passe por lá.
    Lindo dia.
    Abraços de
    Verena e Bichinhos.

    ResponderExcluir
  6. Gam boa tarde, bom post falando sobre as bonecas, elas sempre vão fazer parte de nossa vida, gostei das curiosidades delas, bjs.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Gam!
    Não importa de que materiais elas sejam feitas, são todas maravilhosas e especiais. Minha boneca preferida era uma boneca Estrela,chamava de Cati, ganhei quando eu ainda era bebê e dei ela depois que meu filho nasceu, era linda, não sei se o nome dela era esse mesmo ou se escreve dessa forma, tenho fotos com ela quando eu tinha dois anos, realmente ela era lindíssima, minha princesa...
    Amei sua postagem, muito legal!
    Beijos e até logo.

    ResponderExcluir
  8. Gosto de bonecas até hoje.
    Quando criança tive uma de porcelana.
    bjinhos

    ResponderExcluir
  9. Eu adorava as minhas bonecas. Adorava também as bonecas de papel. Peguei a época das coleções de papel de carta e das bonecas de papel. Eu amei seu post! Um grande bj

    ResponderExcluir
  10. não tive muitas bonecas sempre prefiri os jogos e bichinhos de pelucia mas hoje sou mais criança que antes rsrsrsr, bjs Gam bom fim de semana

    ResponderExcluir
  11. Cada uma tem sua história, Bjbj Lisette.

    ResponderExcluir
  12. Olá Gam
    Quando criança eu nunca tive uma boneca, (já superado)
    muito interessante a história dos materiais usados nelas.
    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Que post maravilhoso, Dona Gam! Amei e te dou meus sinceros parabéns!
    Quem nunca teve uma boneca especial? Por mais simples que seja. As bonecas de antigamente eram simples, pelo menos para quem não tinha recursos. Sempre gostei de bonecas de pano. Tinha uma tia que era quase cega e que fazia bonecas de pano para mim e para minha irmã. Achava tão lindas! Depois fazíamos roupinhas para elas. Fazia malas de latas de sardinha para guardar as roupas...Uma delícia recordar!
    Mais uma vez , parabéns pelo post! Estava com saudades de vir aqui. Meu PC pifou e já viu, né?
    Mas agora estou de volta!
    Bjs e até mais.

    ResponderExcluir
  14. Olá Dona Gam...Sempre gosto de vir aqui para me encantar e aprender. Eu tinha várias bonecas, simples mas que eu adorava, ganhadas, herdadas e usadas mas que eu sempre tratei com carinho. Novinhas lembro-me da Florzinha que ganhei de uma prima da minha mãe, do Feijãozinho que ganhei quando tinha uns 8 anos, da minha cunhada (quando era noiva do meu irmão mais velho). Também tinha a "Tudinha" de pano que acompanhei a confecção junto da minha mãe... O Visconde de Sabugosa (minha mãe fez pra mim de espiga de milho)....Eu enchi a paciência dela por causa do sítio do pica-pau, que queria um...rsrsrs....O pior é achava que ele ia falar igual ao da TV e guardava no meio dos livros...kkkkk....Tinha também de papel e adorava fazer as roupinhas desenhadas...Uma ótima infância com muita imaginação...Algumas ainda tenho até hoje na minha mãe...Bjs e tenha uma linda semana.

    ResponderExcluir
  15. Oi, adoro também bonecas, nós somos 4 irmãs (hoje já avós) e sempre fiz roupinhas e adornos para minhas bonecas. Nessa altura vivia em Moçambique, nossa mãe rinha pouco dinheiro mas sempre fez bonecas para suas folhinhas. Ainda hoje me lembro disso. A magia que tem nas suas mãos é um dom muito lindo. Parabéns e felicidades, na sua vida toda. Abraço da Jó.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite, cara Maria!
      Obrigada pelas gentis palavras e pela simpática visita em meu blogue. Volte quando quiser, será sempre muito bem-vinda. :)

      Excluir

JÁ QUE VOCÊ ME VISITOU COMENTE, VAI? FICAREI FELIZ EM SABER SUA OPINIÃO!

LINKWITHIN

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...